Algoritmos Musicais
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Apresentação
O objetivo de página é oferecer aos pesquisadores, desenvolvedores e interessados em áudio, computação e música eletrônica, algumas noções e definições que são próprias do campo da teoria da música, compreendendo também as transformações conceituais relativas à composição, harmonia, contraponto, orquestração, etc. sobretudo a partir do início do século XX.
Os tópicos (termos) apontados abaixo foram inicialmente extraídos do livro
20th century music ?? (cujo autor eu não me lembro), mas a idéia é não se limitar a uma única fonte de referência.
Outra idéia é que para cada tópico disponha de exemplos de como estas teorias e conceitos são aplicados nos diversos softwares livres, principalmente o PD.
Limites do mundo tonal
Música Diatônica
Também conhecida como música tonal, termos e sonoridades de grande relevância para a música ocidental sobretudo no século XIX, teve origem na antiga Grécia, sendo uma das personalidades responsáveis pelo seu surgimento mais conhecidas
Pitágoras. Ainda é muito utilizada na música popular (grande parte das músicas que escutamos nas rádios seguem este modelo), portanto, conhecemos bem o tipo de sonoridade que ela produz.
Relações cromáticas mediantes
Sequencias reais
Breves tonalizações
Tonalidade Suspensa (Ambigüidade tonal)
Enarmonicos
Condução de vozes paralelas
Acordes de sétima diminuta
Sucessão não-funcional de acordes
Acordes de condução de vozes
Tríades aumentadas
Dissonâncias não resolvidas
Divisão igual das oitavas
Linhas de baixo não funcionais
Formações de escalas
Escalas de Cinco notas
Escalas de Seis Notas
Modos diatônicos (escalas de 7 notas)
Outras escalas de sete notas
Escalas de oito notas
Escalas cromáticas
Escalas Microtonais
Modos de transposição limitada
Sonoridades Verticais, Acordes, Simulaneidades
Tríades compostas de terças
Tríades de terças com notas adicionadas
Tríades de terças com acordes divididos
Acordes de Quintas Abertas
Acordes de formação por Quartas ou Quintas
Acordes formados por intervalos mistos
Acordes de tons inteiros
Poly-Acordes
Dimesão horizontal - Melodia e condução de vozes
Melodia Tonal
Contraponto
Direções e Saltos
Paralelismo
Progressão Harmônica e Tonalidade
Abordagens tradicionais de progressão harmônica
Novas abordagens de progressão harmônica
Estabelecendo um centro tonal
Tonalidades Baseadas (on não) em Terças (Tertians)
Politonalidade
Atonalidade
Pandiatonicismo
Desenvolvimentos de Ritmo
Síncopas
Assinaturas de compasso e compasso composto
Compassos de estrutura não-tradicional
Usando 5,7 etc. para figura de compasso
Figura de compasso fracional
Métrica complexa
Ritmíca Aditiva
Polimedidas (Assimetrias)
Mesma assinatura de compasso, pentagramas Não Alinhados
Assinaturas Diferentes & Pentagramas Alinhados
Assinaturas Diferentes & Pentagramas Não Alinhados
Musica Amétrica
Notação de Proporcionalidades
Valores Adicionados
Ritmos não retrográveis
Modulação de Tempo
Politempo
Tempo Serializado
Isoritmo